Browse By

Paul Higgs lança álbum novo em julho

O uruguaio Paul Higgs possui um grande senso de humor e produz músicas divertidas. Foto por @bisuala e @mierditasss.uy (Kiki Boffano)

O músico uruguaio Paul Higgs lançará um novo disco no dia 17 de julho. O trabalho intitulado Astucia promete ser um verdadeiro divisor de águas em sua carreira que sempre enveredou pela produção independente e lo-fi de música – estética que foi alterada na produção profissional feita para Astucia.

No ano passado, o Noise Gate acompanhou uma das apresentações de Paul Higgs em São Paulo e encontrou um artista carismático com uma sonoridade inovadora e divertida.

Para saber mais sobre o novo disco, conversamos por e-mail com Higgs. Confira abaixo o resultado da conversa e o tracklist de Astucia:

Como você está durante esta pandemia?
Estou super bem, felizmente! Estou em Montevideo (lugar que nasci), na casa que vivi por toda a minha vida até que me mudei para Buenos Aires em março de 2019. Estou prestes a treinar; corro pela Rambla [larga avenida em Montevideo],é uma atividade importante e espiritual por aqui.

Qual o motivo de você considerar Astucia o seu trabalho mais elaborado?
Simplesmente é. É como se eu fizesse o nhoque mais delicioso, preparasse e preparasse e preparasse a massa até chegar no seu melhor e mais macio ponto. Ele apresenta tudo que aprendi durante esses anos, em termos musicais, de composições e experimentos. Eu quebrei o molde e essa é a música que encontrei nessa outra dimensão. Refinei esse som para uma linguagem que os outros poderiam entender e voilà, ASTUCIA! 😛

Qual é a diferença sonora entre Astucia e seus trabalhos mais antigos?
Eu gravei o disco em um estúdio de gravação completamente equipado com fantásticos microfones, amplificadores valvulados e artefatos de estúdio maneiros. Também é o primeiro álbum que gravei na Argentina. Nós podemos dizer que as músicas tem uma sonoridade high-funky-fi.

Como foi o processo de composição do disco?
Primeiramente, um amigo me emprestou uma gravadora de cassete, um estúdio portátil Tascam 424 MKII. Como eu adoro gravações analógicas em fita, me senti totalmente inspirado ao usar essa nova máquina arcaica – gravei cerca de 13 ou mais músicas nela em 2018. Percebi que estava acontecendo algo importante ali. Então quando me mudei para Buenos Aires, mostrei essas composições para QUERUZA, a gravadora com que trabalho. Juntos decidimos regravar essas músicas em um padrão de alta qualidade. Foi isso que fiz em Buenos Aires durante 2019. Esse álbum representa musicalmente um monte de mudanças que senti e coisas novas que estava vendo, vivendo, ouvindo e aprendendo.

Quais são os músicos que te inspiram?
Judee Sill, Leandro Aquistapacie, Gustavo Pena, Rickie Lee Jones, Todd Rundgren, Harrison, Tim & Chico Bernardes, O Terno, Martín Buscaglia, Sibylle Baier.

Quais são suas expectativas com o lançamento?
Imagine que você está no topo e na beira de um gigante e imenso farol, algo SUPER HIPER GRANDE. Você olha para o chão e não vê nada além de nuvens, elas parecem ser de algodão macio, como um colchão. Você só deve se jogar, pois é assim que aventuras começam. Até você atingir as nuvens, você não sabe se elas serão aquele colchão perfeito e macio ou apenas milhões de gotas de água que farão com que você atinja o arrebatamento (e comece uma nova jornada). That’s how i feel. É doido! Hahaha

O álbum será lançado em algum formato físico?
Espero que sim! Mas por enquanto não há nenhum plano para um lançamento físico.

Qual é o maior sonho para a sua carreira?
Estive pensando sobre essa resposta durante esses dias, fui de “eu simplesmente não sei” para “inspirar pessoas, estabelecer laços culturais entre países diferentes, conhecer artistas que admiro, fazer turnês e gravar em estúdios legais”.Rir é um antídoto. A risada diverte, te faz sentir bem, quebra gelos e faz com que suas adoráveis glândulas separem as coisas boas que fazem seu corpo e sua alma leves e livres. Divertir-se, cara, essa é uma das melhores coisas para se fazer nessa dimensão.

ASTUCIA TRACKLIST:

1- Suerte Felina & Desenfado

2 – Triste Millennial

3 – Gracia

4 – Naranjas de Valencia

5 – Diastema

6 – La Base de Trap

7 – Ave Roja Latín

8 – Neruda & Coraje

9 – Kokiri

10 – Holy Moly

Faça o pré-save de Astucia no Spotify

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *