Browse By

Dirty Projectors anuncia novo EP inspirado em João Gilberto

Os membros do Dirty Projectors aparecem em foto com fundo preto segurando diversas flores

A série de EP’s lançada durante este ano marca a consolidação do Dirty Projectors como uma nova banda. Foto: Jason Frank Rothenberg/Divulgação

No dia 4 de setembro, o Dirty Projectors lançará “Super João”, seu terceiro lançamento de uma série de cinco EP’s. O título em português é uma homenagem de Dave Longstreth, líder da banda, ao falecido músico João Gilberto. 

Primeiro single do novo EP, “Holy Mackerel” reflete muito bem a inspiração de Longstreth na sonoridade do gigante ‘fundador’ da Bossa Nova. Comparado aos EP’s “Windows Open” e “Flight Tower”, a sonoridade da nova música puxa para uma pegada minimalista. “Holy Mackerel” possui apenas voz, violões e uma discreta percussão ao fundo da canção).

O conceito do lançamento de cinco EP’s ao invés de um único álbum possui uma interessante motivação. A ideia é que quatro lançamentos possuam o vocal de um membro diferente em destaque (Longstreth, Maia Friedman, Felicia Douglass e Kristin Slipp). Já no quinto, a banda unirá as forças nos vocais e indicará uma nova fase da banda.

“Este ciclo de EP’s é sobre crescimento, transição, espaço liminar e mudança de identidade. Alan Ginsberg [poeta americano] cunhou a frase “primeiro pensamento, melhor pensamento” para falar sobre um tipo de escrita particular – não exatamente uma escrita automática, mas rápida, espontânea e confiante”. Para nós é sobre encontrar isso pela primeira vez: tocar, escrever e aprender juntos como uma nova banda”, explica Longstreth em nota à imprensa sobre a nova fase do Dirty Projectors. 

Essa série de lançamentos da banda é a primeira que conta com gravação das integrantes Maia Friedman, Felicia Douglass e Kristin Slipp, que entraram no grupo em 2017. Os últimos dois álbuns “Dirty Projectors” (2017) e “Lamp Lit Prose”(2018) foram fruto do trabalho de Longstreth com outros colaboradores como Björk, Solange Knowles e Tyondai Braxton. Desde 2017 a banda estava sendo tocada como um projeto solo de seu fundador após o fim de seu relacionamento com Amber Coffman, que integrava a banda desde 2006.

O ciclo de lançamentos da “nova” banda será encerrado em 13 de novembro, data em que o quinto EP será disponibilizado ao mundo. Para quem curte vinil, os EP´s serão lançados em dois formatos: um LP duplo com todas as vinte músicas e um box com cinco discos coloridos de 12 polegadas. A pré-venda está rolando no site da Domino, gravadora do Dirty Projectors. 

Ouça “Holy Mackerel” abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *