Browse By

Sons para descobrir: Arthur Russell – World of Echo

O músico Arthur Russel morreu antes de estourar, mas conseguiu produzir uma obra marcante. Fonte: Divulgação/Janette Beckman

O músico Arthur Russell morreu antes de estourar, mas conseguiu produzir uma obra marcante. Fonte: Divulgação/Janette Beckman

Com o objetivo de tentar mostrar pérolas escondidas da música, o Noise Gate inaugura hoje a série “Sons para Descobrir”. Para iniciar esta série, escolhemos o disco World of Echo, obra lançada pelo compositor Arthur Russell em 1986. A escolha deste som surge do fato de ser a única obra lançada pelo músico em vida (infelizmente, Russell foi vitimado pelo vírus da AIDS em 1992). Fora isso, ele foi considerado algumas vezes como um dos artistas mais “criminalmente ignorados” da música.

World of Echo teve uma repercussão ok na época que foi lançado, mas ganhou o status de cult e já foi indicado pela revista Fact como o melhor disco dos anos 1980. Sua sonoridade é única, pois mistura referências inusitadas que Arthur Russell conquistou ao longo de sua vida. Durante sua infância e adolescência, foi educado no mundo da música clássica e aprendeu a tocar piano e violoncelo, mas acabou apaixonando-se por composições experimentais, eletrônicas e até pela música disco.

Com essa bagagem sonora de eruditismo, música popular e experimentalismo, Russell começou a moldar o disco. O resultado registrado em World of Echo traz a voz tenor de Russell cantando letras sentidas e um violoncelo que soa “descontruído” – resultado conseguido pela uso inusitado do arco e a inclusão de efeitos como echo, reverb e distorção.

Curiosamente, o disco dispensa o uso de bateria, apoiando seu ritmo apenas no aspecto percussivo do cello de Russell. A escolha não foi inconsciente, pois o músico realmente quis criar a atmosfera de um mundo de ecos. Inclusive, certa vez explicou essa característica do som de World of Echo: “no espaço sideral, você não pode levar sua bateria – você  apenas consegue levar sua mente”.

Descubra os sons de World of Echo, único disco lançado em vida por Arthur Russell, abaixo:

Se gostar do som e quiser saber mais sobre o músico – ele possuía interessantes ligações com figuras como Allen Ginsberg, Philip Glass e David Byrne -, recomendamos o documentário Wild Combination, que pode ser comprado para download aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *